Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Blogando sobre Édipo Rei( Sófocles)

BREVE RESUMO DA TRAGÉDIA DE ÉDIPO




Quando Édipo nasce, Laios e Jocasta recebem a profecia de que aquela criança mataria o pai e desposaria a própria mãe. O casal decide matar o filho. Os pés do menino são furados e amarrados para que o sangue não circule e ele morra. Assim Édipo é abandonado em um lugar ermo. O bebê é encontrado e , posteriormente adotados por nobres: Políbio e Mérope, que criam Édipo sem que o mesmo saiba que é adotivo. Ao tornar-se rapaz, Édipo vai ao oráculo de Delphos e torna-se conhecedor de sua sina: matar o pai e desposar a própria mãe. Como amava Políbio e Mérope, ele parte para que não se realize a profecia.
Antes de chegar em Tebas, no Citerom, o rapaz é afrontado por uma comitiva e mata quase todo o grupo, entre eles Laios. Tebas estava pagando o tributo de sangue com a esfinge. Quem decifrasse o enigma proposto poderia casar com a rainha e dividir o reinado com ela. Édipo consegue decifrar o enigma. Casa com Jocasta, tem quatro filhos e novamente o reino passa por dificuldades. A única saída é encontrar o assassino de Laios, o primeiro marido de Jocasta.
Édipo se lança nessa empreitada e acaba descobrindo que assassinou seu pai e desposou sua mãe. Não querendo mais ver nada, corroído pela vergonha e tristeza, ele fura os olhos e parte de Tebas. Creonte, irmão de Jocasta , assume o posto de rei.

Nenhum comentário: