Seguidores

terça-feira, 4 de maio de 2010

BLOGANDO SOBRE PAULO GAIGER

ARMAZÉM: O ACONDICIONAMENTO DE UM CORPO DILATADO
(DAGMA COLOMBY)

Afinal, o que é mesmo ARMAZÉM? Segundo o dicionário pode ser depósito de mercadorias, munições ou até grande estabelecimento comercial. Até o ano de 1983 era exatamente o que acontecia com a produção musical de Paulo Gaiger , com sua postura irreverente, contestadora e romântica a um só tempo: estava armazenada na memória de quem escutava o garoto de 24 anos, mas esta realidade foi modificada com o lançamento do cd ARMAZÉM. Desde então as pessoas que apreciam a boa música do Rio Grande do Sul podem sorver o que há de melhor nesta terra. É um trabalho que revela a visão de mundo do artista, seu comportamento ético de acordo com os valores que julgou cabíveis de serem amealhados e defendidos com propriedade ao longo de sua vida.
ARMAZÉM, além de celeiro que acondiciona as munições internas, as defesas do artista, é também um grito de repúdio aos políticos corruptos, ao pseudo-moralismo que é tão comum em vertentes religiosas. Sua produção, ironicamente, é carregada de um lirismo espiritual, mas não a espiritualidade rançosa com cheiro de batina, virgindade e tristeza de sexta-feira santa, e sim a espiritualidade que é construída e atrelada ao caráter do ser humano que opta pela dignidade, retidão, firmeza de caráter, coisas que, decididamente, não se aprendem dentro de entidades religiosas, mas que para lá são levadas por quem almeja participar da construção de um mundo melhor, sem usar como moeda de barganha e medalha de mérito a promessa um espaço sagrado reservado em outra dimensão, ao lado de um suposto criador. As letras são ousadas, inteligentes, agressivas, atraentes e românticas, casam perfeitamente com a imagem do artista que se veste com cores quentes e degusta a bebida preferida de Dionísio, revelando alguém que coloca paixão em tudo o que produz.
É interessante como o encarte do cd já denuncia o perfil psicológico do artista: um olhar esperançoso que reflete o desejo de que o mundo seja mais acolhedor, alegre, colorido, humanizado, mas cheio de obstáculos a serem transpostos, muitos aviões que bem podem representar o desejo de liberdade do músico. Temos portas a serem atravessadas e que estão abertas, denotando que, quando se é jovem, não existem obstáculos intransponíveis e nem fortalezas inexpugnáveis,

Nenhum comentário: