Seguidores

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

BLOGANDO SOBRE O DIREITO DE USARMOS O TÍTULO DE HUMANOS

DEFESAS FÁCEIS...

É fácil defender uma causa quando a grande maioria tem simpatia pela mesma, difícil é defender aquele que parece culpado e que não tem condições para responder pelos seus atos. Estou falando do pitbull, cão que é mistura de raças ferozes que dizem, ter sido criado para conter a fúria do touro nos eventos em que o homem está perdendo para o animal: as touradas (aliás... maneira bastante ignorante de se divertir). O pitbull é grande, mas não sabe porque é grande... ele é feroz mas não sabe porque é feroz... ele tem força, mas não sabe lidar com ela, precisa ser ensinado.
Quando acontece uma desgraça, como casos em que este animal ataca e mata, o primeiro ato de heroísmo da espécie humana é sacrificar o animal. Deveria ser esclarecido que este animal é como um filho adolescente, precisa de muita comida e muito espaço para gastar energia. Será que quando acontecem estas desgraças alguma autoridade verifica as condições em que está vivendo o animal?
Acredito que certas raças só poderiam ser liberadas para quem tivesse autorização e condições para criá-las. Tudo deveria ser mais criterioso, por exemplo: pessoas de compleição física frágil não são aptas para conduzir animais de grande porte e com alto índice de ferocidade.
Falando em ferocidade... quem convive com animais observa que eles têm personalidades diferentes:encontramos pitbuls com alto grau de irritabilidade e outros extremamente dóceis, o mesmo acontece com poodles(alguns podles são ciumentos e agressivos, mas como são raças de pequeno porte não oferecem perigo aos adultos, mas podem ser fatais para bebês ) .
A faculdade do raciocínio é peculiaridade do ser humano, por isso me surpreende presenciar uma cena em que a pessoa pisa em um dejeto e começa a esbravejar com o animal, como se o bicho pudesse compreender porque está sendo agredido. È assustador perceber que as pessoas, quando se desentendem com os vizinhos, envenenam os animais, usando métodos cruéis como por exemplo, dar carne com vidro moído para mascotes que andam soltos. A questão deveria ser resolvida na forma da lei e nunca maltratando o animal.
Pelotas, a Terra do Doce, retrata nas suas calçadas um quadro muito amargo. Alguns poderão revidar: “tanta preocupação com os cães... e os mendigos?” É claro que não podemos nos omitir quando se trata de pessoas, mas sabemos que se o morador de rua não for portador de transtornos da mente ou de necessidades especiais,ele ainda pode falar, pedir, gritar por socorro, procurar o albergue, mas o animal não tem condições de bancar a própria defesa. Pergunto-me: estamos merecendo o título de humanos?

Nenhum comentário: